top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Uma parada em Bari, no sul da Itália

A Itália tem muitas cidades lindas e históricas, todo mundo sabe, mas muitos não sabem que lá embaixo bem no salto da bota, tem uma região lindíssima chamada Puglia. Muitas praias lindas ficam ali, na minha opinião até mais bonitas que a cobiçada Capri. Além das praias, tem algumas cidades muito bonitinhas por lá, como Alberobello que já falei aqui, Lecce e a do post de hoje Bari, com 320 mil habitantes.


A bem da verdade é que Bari foi a cidade que escolhemos para passar uma noite e descansar depois da longa viagem de Milão até o sul (8h de trem mais ou menos), então não esperávamos muito de lá. O que sabíamos é que de lá é muito fácil pegar um barco até a Croácia, pois além de ser bem pertinho, um dos portos mais importantes da Itália fica nesta comuna.

Lá ficamos em couchsurfing, que eu já comentei aqui e é uma opção pra lá de econômica. Pra quem não leu o post anterior, conto que nossa anfitriã nos hospedou no hotel em que trabalhava de graça! Nossa estada já começou muito boa com essa notícia, ainda mais depois de longas horas no trem em pleno junho, mês bastante quente por lá.

Saimos passear pela cidade, e o clima do lugar era muito bom. Apesar do sol beeem forte e do calor, tem muitas árvores nas avenidas principais, então fica refrescante passear por ali. Como toda cidade italiana, Bari é pequenininha, dá pra conhecer em pouco tempo. Ainda assim divide-se em Cittá Vecchia e Cittá Nuova (cidade velha e cidade nova), clássica divisão de cidade italiana.

Lembro que achei um pouco confusa essa parte antiga, micro ruas e tudo muito igual. Demos boas voltas no centro antigo, bem diferente da parte nova, com mais cara de América.


Não cheguei a visitar todos os lugares turísticos de Bari, até porque não tem muitos, a cidade é uma gracinha por si só e já vale a pena passear por lá, caminhar nessa via toda branca com o mar logo do lado.


A Catedral é sempre parada obrigatória quando falamos de Itália. Na de Bari você encontra um museu subterrâneo, com 5m de profundidade com relação ao térreo. A entrada custa 3 euro, e tem peças dos séculos 1 d.C!


Ela foi construída nos séculos 12 e 13 em cima das ruínas de outra catedral Bizantina, destruída em 1.156.


Como toda velha cidade, tem um castelo também. O Castello Normanno Svevo é do ano de 1.132, da era romano-grega e fica na margem da cidade velha. Por fora é muito incrível, mas por dentro é fraco. Não tem nada de nada lá dentro. Pelo menos a entrada custa apenas 2 euro.


Se for ficar mais tempo por lá, sugiro alguns pontos visitáveis:

– Museu Arqueológico Provincial – Pinacoteca Provincial de Bari – Museu Histórico Cívico – Instituto Horto-Botânico – Museu de Ciência da Terra – Teatro Petruzzelli – Teatro Margherita – Teatro Piccinni – Basílica de São Nicolas

Pra dar um gostinho de Alberobello, encontramos essa construção no estilo dos trulli da cidade:


Você pode pegar mapas na estação de trem ou ainda, logo que sai da estação, logo vai ver um ponto de informação turística. Ali tem bastante coisa, vários materiais e ofertas de passeios. Também vai encontrar informações dos trens para as cidades vizinhas que são muito legais. No sul da Itália as pessoas são mais receptivas, porém tem um sotaque diferente. É provável que você ache um pouco estranho no começo.


Pra quem não quer ir de mãos abanando, pode acessar o site de turismo da Puglia, que é bem completo.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page