top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Trens italianos: diferença entre as classes

Atualizado: 6 de jul. de 2020

Se tem uma coisa boa de fazer na Europa, é fazer viagens com os trens. Eu usei muito esse serviço enquanto morava lá e não canso de indicar. Além de mais baratos, com mais opções de horário e com paradas centrais, sempre tem boas vistas no caminho.


Na Itália tem várias opções, então é bom saber diferenciar um do outro antes de escolher, até porque os preços variam bastante e sempre rola dúvida. Vou explicar um pouquinho a diferença entre um e outro pra vocês:


Regionale

Esse é o trem mais básico, velho, não muito rápido e barato que vai encontrar. São super antigos e confesso que não são muito confortáveis, pois é claro, os assentos não são modernos de couro nem nada.


São trens bem baratinhos, e a diferença da 1ª para a 2ª classe é praticamente irrisória. A diferença é que na 1ª passam com um carrinho com serviço de bordo pra você comprar, e na 2ª não passam.


Já viajei muito com esse trem, e nas viagens mais longas o banco começa a pinicar demais, principalmente no verão. Os bancos não reclinam na classe econômica e reclinam muito pouco na 1ª.


Os banheiros são medonhos, em ambas as classes. Fecha o olho, tampa o nariz e vai com fé!


Para os trechos mais longos tem os trens com cabines para dormir, com preços mais altos, é claro, e sim, são antigos e meia boca também. Já viajei nesses mais longos, mas na classe econômica, com cabines para 6 pessoas. Se tiver sorte, vai sozinho e fica com um pequeno quarto só seu, oooouuu, vai dividir com 5 pessoas e a viagem fica ainda mais longa. (já tive as duas experiências, foi sofrido dividir, e tem que tomar cuidado dobrado ok?).


Eurostar

Ahhhh… nada como viajar de Eurostar. Esse é o trem dos mais abastados, não aqueles turistinhas como nós mortais que vão com dinheiro contado e querem gastar menos de 100 euros na viagem.


Aqui as classes também são separadas em 1ª e 2ª, mas mesmo a classe mais barata já é um luxo delicioso.

Bancos de couro, cadeiras mais gostosas, mesinha de centro com tomada para eletrônicos, banheiros mais limpos e se quiser, pode ir ao bar comprar alguma coisa.


Na 1ª classe o esquema é de primeira mesmo. Além dos detalhes iguais à outra classe, aqui tem serviço de bordo gratuito! E distribuição de jornais de vários países. É muito chique mesmo. Uma delícia viajar com eles.


Uma vez deixei pra comprar o bilhete na hora da viagem e me ferrei, pois só tinha Eurostar 1ª classe. Paguei caríssimo, mas eu precisa do trem e bom… valeu a pena, porque a viagem foi a mais confortável do planeta! Então não chorei por ter gastado demais.


Além disso esses trens são um pouco mais rápidos e fazem poucas paradas, nada de sistema pinga-pinga como os regionales. Geralmente param nas cidades mais importantes do trecho. Bom ficar atento caso queria parar em uma mini cidade, porque esse trem não vai ficar parando no caminho.


Freccia rossa

Esse trem é novo e é ainda mais top que o Eurostar. Na verdade é uma categoria de trem Eurostar, só que melhor e mais veloz ainda.


Ele é ainda mais rápido, mais luxuoso e para só em cidades-chave. Exemplo: de Milão a Roma, nos outros trens paramos mil vezes e a viagem pode durar até 6h. No Freccia, o trajeto dura cerca de 3h e para em Roma – Napoli, apenas. Uma beleza, porque é muito rápido mesmo! Os serviços são bons iguais aos do Eurostar normal


Intercity

O inter é um trem mais básico também, mas ele liga capitais de países diferentes. Não vi muita coisa de melhor na 1ª classe, tirando que é mais vazia e com mesinhas também. O legal desse trem, é que caso você perca o horário, pode usar o mesmo bilhete em outro trem da mesma rede. Aconteceu comigo e deu tudo certo, super tranquilo de fazer a troca. Ufa!


Esses foram os trens que já usei por lá. Resumindo: quer gastar pouquinho? Escolha o Regionale. Quer conforto? Escolha o Eurostar ou Freccia Rossa (bem parecidos). Quer chegar bem rápido? Escolha o Freccia Rossa.


As diferenças de preço são significativas, mas dependendo da sua necessidade, vale a pena pagar um pouco mais sim.

1.749 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page