top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Roteiro Turquia- 10 dias pelo país

Sempre que termino uma sequência de posts monto um roteiro completo da viagem aqui. Facilita pra todo mundo, porque sempre recebo muitas perguntas de qual ordem fazer a viagem, o que fazer antes do quê. Vou montar pra vocês aqui como foi o meu roteiro pela Turquia, lembrando que vocês podem mudar isso, fazer em mais dias ou menos, cortar cidades, enfim… essa foi a rota que eu fiz e achei que deu tudo perfeitamente bem.


Tempo da viagem: 10 dias (contando chegada e saída do Brasil)

Meio de transporte: ônibus do grupo

Trecho rodado: mais de 3.000km

Istambul


Começamos por Istambul. Logo na chegada tivemos 1 dia aqui e na volta, no fim de toda a viagem, mais 1 dia livre. No total, foi pouco, mas deu pra ver o que é mais top na cidade. Se eu pudesse mudar algo na minha viagem e já indicar aqui, diria pra colocar pelo menos 3 dias em Istambul, que vai dar bem pra ver tudo mesmo, sem correria e sem pressão por causa das filas nos pontos turísticos.




Ankara

De manhã cedo saímos para pegar a estrada. Aliás, as estradas na Turquia são ótimas, perfeitinhas e organizadas, contei aqui. O destino final era a Capadócia, mas como é um percurso beeeem longo, fizemos uma parada estratégica em Ankara, capital do país.


A cidade é bem grande, mas lá só visitamos o Mausoléu de Ataturk e já seguimos para almoço e estrada de novo. Eu até acho que dava pra fazer um rolêzinho a mais na cidade, dar uma conhecida rápida, coisa de 1h.


Capadocia

Seguimos viagem por volta das 14h rumo à Capadócia. Chegamos bem a noitinha já, como falei, é uma distância bem grande de Istambul até a região. De avião seriam cerca de 1h30 de viagem, de carro/ônibus, são 8h/9h.


Na Capadócia ficamos 3 dias completos e foi suficiente. Mais que isso já seria um pouco repetitivo. Conseguimos fazer toooodos os passeios, visitar fábrica de tapetes e de cerâmica e dava pra fazer o passeio de balão também. (que não fiz por causa das condições climáticas #fiqueitriste). Conte quatro noites aqui que dá tranquilo.


Aqui, 3 dias completos, mas foram 4 noites pois chegamos e já dormimos.


Konya e Kervansaray

Tudo na Turquia é bem distante, o país é enorme e não dá pra esquecer disso na hora de montar seu roteiro. A ideia era seguir da Capadócia até a região de Pamukkale, aquela com as piscinas calcárias, mas a distância era muita também, uma viagem de 11h e tivemos que fazer uma paradinha no meio, para descansar um pouco e conhecer outras coisas interessantes do caminho.


Sabe, isso é o legal de viajar de carro/ônibus, porque você pode parar e ver coisas no meio. De avião, não dá.


Essa parada foi em Konya, cidade muito grande, cujo principal ponto é o Museu de Mevlana, o mestre dos Dervixes. A cidade recebe milhões de visitantes ao longo do ano e a parada foi muito interessante.



Saímos de lá e ainda fizemos mais uma parada pelo meio, em um Kervansaray, um pit-stop de antigamente. Aqui foi bem mais rápido, 30 minutinhos pra visitar e tomar um chá pra esquentar.


Aqui foi 1 dia de viagem + passeios.


Pamukkale e Éfeso

Dali seguimos até Pamukkale. Chegamos de noitão e só fizemos o jantar da virada do ano e dormimos, pra na manhã seguinte visitar as piscinas de calcário e Éfeso, dois pontos INCRÍVEIS da viagem e que eu acho que você tem que considerar a visita. Ti vira, e vai!


Pamukkale é lindo demais, diferente, único, especial. Pode reservar uma manhã inteira por ali. Até porque tem que ir de carro/ônibus pra lá, porque é meio afastado do centrão e uma subidona gigante.



De lá, fomos pra Éfeso e Casa de Maria, tudo no mesmo dia. Falando assim parece que é um atropelo, mas todos os passeios desse dia são parques nacionais, então nem tem como querer ficar dias lá, porque né, nem precisa.



Então aqui, mais 1 dia de passeios. Finalizando essas visitas, nós fomos direto para Kusadasi (que é ali do lado) só para dormir. Já seguimos cedo na manhã seguinte.


Bursa

Como falei acima, dormimos em Kusadasi e saímos logo cedo para o último trajeto que era Kusadasi-Istambul. A distância é enorme também, coisa de umas 8h de viagem. Pra não cansar absurdos, viajamos de manhã e na hora do almoço paramos em Bursa para comer e visitar mais mesquita, claro.


Estava um frio absurdo por lá, mas ficamos umas 2h30 ali e depois seguimos novamente pra Istambul.


Aqui foi 1 dia inteiro de estrada + passeio, e dormimos já em Istambul.


Istambul

Ahhhh acabando já!! Ficamos mais 2 noites em Istambul. Chegamos de viagem e dormimos. No dia seguinte aproveitamos a cidade e no dia seguinte, depois do almoço, seguimos pro aeroporto. Usamos a manhã de “folga” para arrumar as malas, tentar colocar tapetes, cerâmicas e todas as bugigangas bem embaladas.


Contando com os dias de ida e volta, deu um total de 10 dias, e de passeios efetivos, 8. Achei que foi bem suficiente pra ver o que importa. É claro que, quanto mais tempo puder ficar, melhor, mas não era nosso caso. Seria ideal poder colocar pelo menos mais 1 dia em Istambul.



Outra coisa importante, fazia anos que eu não pegava uma excursão! Mas essa chegou nas minhas mãos e estava tão redondinha e com preço tão legal, que resolvi arriscar. Fiquei com medo de pegar aqueles grupos de terceira idade ou aquela galera que não fica quieta no ônibus, sabe? Mas foi apenas, perfeito! Pessoal ótimo, um grupo pequeno de pessoas e todo mundo se deu super bem.


Nós fizemos esse roteiro pela Turquia com a Abratour. Não sei se é um pacote frequente, mas pode tentar né? O e-mail de contato é: abratour@abratour.com.br. Na época agamos US$ 635 com todos os passeios, guia, hotéis e várias refeições (quase todas na verdade). Só ficou de fora a passagem. Preço bem em conta!!

247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page