top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Roteiro por Portugal em 11 dias

Estive 2x em Portugal. Na primeira foi uma viagem mais rápida de 4 dias enquanto morava lá na Itália, e por isso fomos para Porto com passeios para Guimarães e Braga. Na segunda viagem, tive mais tempo e pude fazer a parte sul e uma pulo até Coimbra.


Pra montar uma viagem bem completa aqui, vou juntar as minhas duas viagens, porque dá tranquilamente para aliar tudo. Vou montar o roteiro por Portugal, com 11 dias começando por Lisboa e terminando em Porto, mas dá pra fazer o contrário também.



Lisboa

Lisboa é uma cidade incrível e que tem muita coisa pra ver (já postei bastantão por aqui). Aqui é bom reservar uns 4 dias para conhecer a cidade e passear tranquilo ok? Tem o melhor aquário que já visitei, tem bons museus, tem muita história nas ruas, ótimos restaurantes e a cidade é gostosa mesmo.


A melhor parte de começar em Lisboa é que de lá dá pra seguir pra um montão de cidades e voltar a noite pra dormir, sem aquela lenga-lenga de fazer mala, desfazer mala, fazer check-in todo dia, etc. Como é capital, de lá saem passeios turísticos bem bacanas e dá tranquilo pra conhecer muitas coisas.


Sintra

A cidade é uma fofurinha! Cheia de castelos e fácil pra chegar saindo de Lisboa. Na Estação do carmo tem um trenzinho que vai pra lá (parada final dele) e custa cerca de 2 euros.


Sintra dá para passar os dias, visitando os castelos e tudo o mais. Cada castelo é cobrado a parte, mas vale bem a pena, principalmente se for verão.


Cascais

Essa é outra cidade moleza de chegar. Dá pra ir com transporte público (ônibus) da cidade mesmo.


É uma cidade de litoral e dá pra passar a tarde também. Não precisa sair cedão pra ir e tal, mas reserve algumas horas por lá com certeza.


Até então, temos 6 dias de roteiro, sendo 4 em Lisboa, 1 em Cascais e 1 em Sintra. Você pode alternar também, ficar 2 dias em Lisboa, no outro viaja, depois fica em Lisboa e viaja de volta. Tudo é possível porque tem trem todo dia e são viagens bem rápidas.


Fátima, Nazaré e Óbidos – com parada no Mosteiro da Batalha

Essas são cidades próximas e de fácil acesso também. Fátima é famosa pelos roteiros religiosos e não tem muito mais que ver. Nazaré é super pequena, mas tem uma vista linda do mirante. É fácil chegar lá de ônibus, mas nessas três do dia acho mais esquema pegar um pequeno passeio turístico, pois assim vai direto ao ponto que interessa ao invés de parar na rodoviária e ter que se achar.


Óbidos é uma cidade LINDA e bem antiga, toda murada. Definitivamente é melhor pegar com um guia ou então, se estiver de carro por Portugal, é mais fácil.


No caminho de tudo, faça a parada no Mosteiro da Batalha. É absurdo de bonito e é uma parada rápida de uns 30 minutos. É uma antiga igreja e nem todo mundo visita. A entrada é gratuita, a não ser que queira fazer alguns tours dentro do mosteiro.


Reserve 1 dia para todas essas cidades se sair por volta das 9h. Dá tempo tranquilo de passear por todas e conhecer bem. Saindo de Lisboa, a sequência de paradas é Fátima-Nazaré-Mosteiro-Óbidos.


Coimbra

A cidade fica mais ao centro de Portugal e seria ideal deixar um dia apenas para ela. Tem trem diário saindo e custa cerca de 12 euros cada trecho. Eu comprei meus bilhetes na hora e foi bem tranquilo.


A viagem dura 1h30 mais ou menos e a estação central é perto do centro. Como Coimbra é uma cidade universitária, vai encontrar vários jovens por lá e prepare-se: tem muitas subidas!


Lá tem bons restaurantes e bastante loja legal além de bons museus e prédios históricos universitários beeeem lindos. Dá para ir cedo e voltar no fim da tarde sem problemas também.


Até então está tudo tranquilo né? Porque dá pra ficar fazendo bate-voltas pra Lisboa. Ainda fica mais barato pagar o trem de volta do que hospedagem em hotel. E mais fácil (eu acho) do que ficar se deslocando com malas.


Até agora foram 8 dias de viagem. Tá vendo como dá pra fazer muita coisa por lá? É tudo pertinho e fácil.


Porto

Agora sim é a hora de trazer as malas e mudar de lado! Assim como Lisboa, Porto é um novo point pra ficar. Tem bastante coisa pra ver na cidade e é legal fazer tudo a pé, assim dá pra ver cada cantinho dela.


Pode considerar 2 dias e meio para Porto (se quiser até mais, mas estou dando uma opção mais básica pra quem não pode fazer férias gigantes). Mas com esse tempo já dá pra percorrer bem a cidade e sentar de bobeira em alguns lugares, ir a praia de boa.


O trem de Lisboa a Porto é mais demorado, claro. São quase 3h de viagem se for de ônibus, então melhor sair de manhã cedo para aproveitar bem o dia ainda. A passagem custa quase metade do que de trem. Claro, o trem é mais rápido também.


Guimarães e Braga

Como já mencionei acima, quando fui a Portugal pela 1ª vez visitei essas duas cidades. É muito fácil chegar até elas também, tem trem toda hora e custam pouquíssimo, tipo 3 euros. É pá-pum e por isso dá para colocar as duas no mesmo dia se você quiser.


Guimarães é muito muito legal e eu gostei muito. Quem sabe, se puder, fique 1 dia só nela e outro para Braga. Eu tinha pouco tempo e fiz ambas em 1 dia só e pra piorar quando chegamos em Braga, maior chuva! =(


Aqui você que sabe, se faz no mesmo dia ou não dependendo do seu tempo. Até agora a viagem fecharia em 11/12 dias (sempre lembre de contar um pouco mais para os trechos aéreos né, porque a gente perde um tempão nisso!).


Acho que deu pra formatar um roteiro super completo, de cabo a rabo em Portugal. É claro que quanto mais tempo puder ficar, melhor. Mas sei que nem sempre dá pra ficar tanto tempo nos lugares que queremos. Assim pelo menos fica uma viagem bem boa nas principais cidades!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page