top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Roteiro pela Itália: o clássico em 18 dias

Atualizado: 6 de jul. de 2020

Já falei bastante do país aqui no blog, mas o que nunca fiz foi deixar uma sugestão de roteiro pela Itália, com tudo de clássico por lá. A coisa é que a Itália é pequena, as cidades são pequenas e dá pra fazer muita coisa com tempo moderado.


Tem muita cidade bacana pra visitar lá (diria que 95% delas são legais – exagerei?), mas montei um roteiro que abrange as mais tops e duas pequenininhas que se você tiver tempo pode pegar um trem pra ver que não vai se arrepender.


Milão

Vamos começar de cima! Quando escolher a passagem pra Itália, com certeza vai encontrar tarifas mais em conta e diretas se a entrada for Milão ou Roma. Estou colocando Milão em cima para realmente começar de cima para baixo, sem ziguezagues.


Apesar de ser uma das minhas cidades preferidas (♥), não tem muita coisa que turista quer ver, a não ser que seja um aficionado por arte antiga, aí sim tem muito museu pra ver e coisas históricas. Tem bastante moda, design, compras e pouco feeling de cidade pequena italiana, até porque ela é conhecida como città business, ninguém está lá pra fazer amigos e comer uma bela massa, e sim para fazer negócios.

Dois dias está mais do que bom aqui. Assim você pode visitar os bons museus se for fã de arte e, principalmente, design; pode visitar o Duomo; o Vittorio Emanuelle e fazer a simpatia do saco do boi; o Castello Sforzesco; ver a Santa Ceia; passear no Parco Sempione; comer um crepe no Naviglio e dar um rolê pela cidade.


Bergamo

Se puder ficar mais um dia em Milão, faça um bate-volta para Bergamo, cidade que fica a menos de 1h de viagem. É muito barato para ir (cerca de 3 euro o trecho) e é uma graça. Tem bastante coisa pra ver em um dia, então sugiro que vá logo de manhã para proveitar bem e voltar para dormir em Milão mesmo.


Verona

De Milão pegue o trem para Verona. São cerca de 2h de viagem até lá. Conto que essa cidade me surpreendeu muito, não esperava que fosse tão bacana. Fiquei apenas um dia e a noite já parti para o próximo destino. Você pode fazer o mesmo, vai dar pra ver bastante coisa na cidade de Romeu e Julieta, mas se quiser fazer com mais calma e apreciar mais coisas, sugiro que durma por lá e saia no dia seguinte após o almoço.


Veneza

Saindo de Verona, o trem para Veneza leva em torno de 1h30, jogo rápido. Lembre de descer na Estação de Santa Lucia, a outra fica em Mestre. Aí temos um probleminha… porque Veneza é uma cidade muito interessante, tem muitos palácios para visitar e tudo o mais, mas muitos tem que agendar previamente e nem sempre dá pra ir.

Lá você pode ficar pouco tempo, uma semana é muito, não exagere pois tem muita coisa pra ver na Itália ainda! Temos a Ponte Rialto, Ponte dos Suspiros, Murano, Piazza San Marco e a Basílica, muitas lojas de máscaras que você vai querer entrar, museu Guggenheim e gôndolas. Isso é o indispensável, e você consegue fazer tranquilo em 2 dias contando á com paradas em outras praças menores.


Sinceramente? Dois dias está muito bom, três é perfeito, quatro é demais.


*é claro que se puder ficar uma vida lá, fique. Mas caso esteja indo a primeira vez para Itália e queira conhecer o creme de la creme do país sem muito tempo na agenda, não precisa sofrer porque vai ficar só dois dias em Veneza. Garanto que vai dar pra ver tudo o que você quer ver.


Firenze

Saindo de Veneza, vá direto para Firenze, na Toscana. A viagem aqui é mais longa, pelo menos 3h (depende do tipo de trem que pegar). Firenze e uma coisa super gracinha, parece que está em um filme mesmo. Tem bastante coisa pra fazer lá, mas na minha opinião o mais legal nesta cidade é passear pelas ruelas.


Lá você encontra um dos museus mais tops da Itália, o L’Accademia, o Palazzo Pitti, a famosissima Ponte Vecchio com suas lojas de jóias, o Duomo, e tudo o que estiver na sua frente vai virar foto.

Sugiro ficar hospedado uns 4 dias por ali, pois assim pode ficar 2 dias só em Firenze e nos outros dois aproveitar para conhecer cidades próximas e pequenas, como as duas aqui debaixo, que na minha opinião não vale a pena ficar hospedado e toda aquela função de fechar e abrir mala, check in, check out. Faça de Firenze sua base por uns dias e saia dar um rolê pelas redondezas.


Siena

Saindo de Firenze é um pulo. Senão me engano em 1h você está em Siena, outra cidade que me pegou de surpresa. Foi tão surpresa que ela nem estava no nosso roteiro, mas como deu tempo, resolvemos aproveitar para conhecer.


A cidade é lindinha, muito medieval, cheia de subidas e casas de pedra na parte central (que é onde você irá passear). Vá de manhã, almoce e no final da tarde volte pra Firenze.


Pisa

Essa, ao contrário de Siena, estava no roteiro sim. Fica a uns 30 minutos de Firenze e lá nem precisa se preocupar com o dia todo, pois não tem nada a não ser a Torre. Não to brincando! A cidade é bonitinha, charmosa, clima italiano… mas turisticamente falando, é torre e acabou. Você pode inclusive ir de manhã pra lá, passeia, almoça e volta.


Se bobear pode até pegar o trem para outra cidade perto e já conhecer também.


Roma

Saindo de Firenze (lembrando que estava ancorado nessa cidade e fazendo o bate-volta na Toscana), vá direto para Roma. Aqui sim vale a pena ficar o máximo possível. Se estiver com dias muito contados, considere pelo menos 4, nada menos que isso. Se estiver susse… 15 dias e sobra coisa pra ver ainda. Roma é o coração da Itália né?


Roma é sensação sim! É linda, tem um monte de praças e cantinhos bacanas, restaurantes, história, emoção. Preciso citar os pontos obrigatórios e clássicos? Por via das dúvidas: Coliseu, Piazza Navona, Piazza del Popolo, Piazza Venezia, Campidoglio, Piazza Farnese, Piazza di Spagna, Vaticano, Fontana di Trevi… ufa, casei! É coisa demais mesmo.


Aproveite por lá e cuidado para atravessar a rua. #dica


Napoli

Depois de Roma, você pode descer um pouco mais e ir até Napoli, cerca de 2h de viagem. Agora quero deixar avisado, a cidade tem uma arquitetura super bacana, só que é i-mun-da, é perigosa e tem que tomar cuidado e o trânsito é ainda mais maluco que Roma.

Aqui tem coisa bacana pra ver, inclusive tem um museu arqueológico excelente e que você tem-que-ir. Além disso, pode usar Napoli para ficar ancorado e sair visitar cidades próximas, como Pompéia, por exemplo. Um dia em Pompéia basta.


Minha sugestão é de deixar 2 dias em Napoli, 1 em Pompéia e 1 em Capri.

Capri

Se tiver um tempinho, vá para a ilha mais chique da Itália. É cara mas vale a pena. Se estiver sem muito $$$ tempo, vá passar o dia para conhecer. Dá pra ver tudo o que tem na ilha tranquilamente, afinal é uma mini ilha bem pequena.

POMPEIA

Pra fechar e se tiver todo esse tempo, coloque 1 dia em Pompeia também no seu roteiro. Você pode sair de Napoli e fazer um bate e volta tranquilamente, sem precisar se hospedar em mais um lugar.


Provavelmente você terá que voltar a Roma para pegar o avião de volta para o Brasil. Quem sabe é interessante pegar o trem mesmo e de lá o avião dependendo do preço.


Todo esse roteiro pela Itália pode ser feito ao contrário, começando em Roma ou Napoli se quiser. Nesse roteiro fiz apenas sugestões de quantidade de dias e cidades mais importantes. É bom que antes de ir você faça uma pesquisa sobre quais cidades te interessam, e se for o caso, mudar algumas coisas sugeridas aqui. Acho que já deu pra dar uma boa base de um bom roteiro pela Itália, num total de 18 dias pelo menos.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page