top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Roteiro Chile: 17 dias de carro

Como contei já nos outros posts, pegamos avião até Santiago e saímos de lá para o sul do Chile.


Gostaríamos de ter pego o avião de volta de Puerto Montt mesmo, mas o valor não compensava. Valia mais a pena retornar de carro passando por outros lugares. A passagem + taxa de retorno do carro pra Santiago eram mais caros do que gasolina, pedágio e 3 noites no retorno!


Aqui nesse post coloco todo o roteiro do Chile, exatamente como fizemos. Nossos dias e paradas. Sobre cada cidade, tem um post completo aqui no blog, assim esse post aqui não vira uma Bíblia. É um post base de roteiro mesmo:


DIAS 01 E 02 – SANTIAGO

Chegamos em Santi um pouco antes do horário do almoço. Pegamos o carro, seguimos pro hotel e já saímos para almoçar e passear. Como os dias no verão acabam por volta das 21h, deu pra aproveitar bem. Visitamos vários museus e demos um bom rolê pela cidade.


No segundo dia aproveitamos pra acordar um pouco mais tarde e passear por outros cantos da cidade. Tudo o que fizemos em Santiago está neste post aqui. Basicamente, 3 dias completos é bem suficiente para conhecer a capital.

Se você quiser estender em 1 ou 2 dias aqui, pode incluir uma visita ao Valle Nevado e outra a Cajon del Maipo. Aliás, Valle Nevado você pode até incluir naqueles 3 dias. Vai ficar mais apertado mas dá. Já Cajon é necessário dia todo para ir e vir.


Além disso, pode incluir mais 1 dia aqui para visitar Viña del Mar e Valparaíso. Eu já tinha visitado, e por isso não incluí nessa viagem. Resumo: pra quem nunca esteve no Chile, pode ficar de 3 a 5 dias em Santiago que tem o que fazer.


DIA 03 – SANTA CRUZ E VALLE DEL COLCHAGUA

Saindo de Santiago seguimos para Santa Cruz e Valle del Colchagua. Santa Cruz é pequena, mas você pode almoçar e visitar o maior museu do Chile, bem como visitar vinícolas e quem sabe até dar um pulo no litoral. Tudo perto e fácil.


DIA 04 – CURICÓ

No dia seguinte fomos a Curicó, visitar o Parque 7 Tazas. A cidade em si é pequena mas bem gracinha. Um passeio por lá é muito válido, e o parque consome a tarde toda, sem contar o deslocamento. Dormimos aqui, mas também é possível dormir na cidade seguinte, Talca.


DIA 05 – TALCA

A cidade é menor do que Curicó. A gente chegou mais tarde em Curicó no dia anterior, passeamos por lá e, no dia seguinte fomos ao Parque e a noite dormimos em Talca. Bem cidade de parada mesmo. É importante lembrar que tem o tempo de estrada. De um ponto ao outro aqui pelo menos 2h.


DIA 06 – CHILLÁN

Neste dia acordamos cedinho e seguimos pra Chillán, já com trajeto mais longo. No meio paramos em uma pequena cidade para conhecer o artesanato de crina de cavalo, no povoado de Rarí. É caminho, então susse.


Almoçamos no shopping de Chillán antes de seguir para Las Trancas, a área de interesse de lá. Aí são mais 1h de trajeto até chegar lá em cima. Passamos a tarde toda ali, a noite (de ano novo, hehe) e na manhã seguinte pegamos estrada de novo.



DIA 07 – SALTO DEL LAJA, VILLARICA E PUCÓN

Seguindo para Pucón, fizemos uma parada em Salto del Laja, que é bem caminho e já paramos em Villarica, antes de realmente se estabelecer em Pucón. Neste dia deu pra visitar o Salto tranquilo e saímos dali por volta das 13h.


O trajeto já era maior, então perdemos um pouco de tempo na estrada. Villarica suficiente um passeio de tarde, e em Pucón chegamos já a noitinha para jantar e ir dormir mesmo.


DIAS 08 E 09 – PUCÓN

Nos outros 2 dias ficamos passeando pela região toda. Tem muita coisa pra fazer aqui, inclusive estaria ok incluir um dia a mais. Tem as termas, o vulcão, Pucón em si, Caburga e Ojos de Caburga, Curarrehue… Opção é o que não falta.

Dormimos 3 noites aqui e seguimos cedo pra Puerto Varas. Hotéis que ficamos lá foram o acampamento de luxo Glamping Pucón e o Boutique Casa Establo.


DIA 10 – PUERTO OCTAY, FRUTILLAR E PUERTO VARAS

Saímos cedo de Pucón e continuamos a descer, parando nos pontos de acordo com o caminho mesmo. Puerto Octay e Frutillar ficam muito próximas uma da outra, é super fácil!


Em Octay paramos para almoçar e dar uma volta, e seguimos direto para Frutillar. Se o dia estiver bom – como não estava para nós, hehe – você vai ficar o resto do dia lá mesmo, e ok, é isso mesmo. No fim da tarde chegamos em Puerto Varas, uma cidade muito gracinha, com cara de Europa no inverno, mas NA cidade em si, não tem tanto o que fazer. Neste dia demos uma volta de reconhecimento, jantamos e voltamos pro hotel (e isso já eram umas 22h).


DIA 11 – ILHA DE CHILOÉ

Neste dia acordamos mais cedo que os outros dias e fomos visitar a Ilha de Chiloé, que fica a mais ou menos 3h30 de Puerto Varas. Lá você pode contar o dia inteirinho mesmo, porque tem muito o que fazer. Aliás, até sugiro dormir 1 dia lá e ficar 2 completos.


Na verdade tem bastante gente que vai até lá só pra ir na pinguinera. Eu sinceramente não acho que valha a pena tanta estrada só pra isso, e a ilha é realmente incrível e cheia de coisas pra fazer.

Caso você queira só fazer a pinguinera, pode aproveitar a parte da tarde para passear em Puerto Montt, por exemplo.


DIA 12 – ENSENADA

Aqui coloquei como Ensenada porque mudamos de hotel que ficava nesse vilarejo, mas ok continuar em Puerto Varas, dá na mesma. Neste dia visitamos o Parque e Lagos de Petrohué, e também subimos o vulcão Osorno.


Do centro de Puerto Varas até essa partezinha de passeios, são mais ou menos 1h de estrada. É bem fácil, super vazia a estrada e bem bonita. Você pode sair de manhã para visitar as duas atrações, almoçar por ali e no meio da tarde pode ir a Puerto Montt, que fica entre Puerto Varas e Chiloé.



DIA 13 – VALDIVIA E MALALCAHUELLO

Aqui já começamos a voltar para Santiago. De Puerto Varas até Malalcahuello é um trecho bem grande, e a gente não tava vendo a necessidade de tanta estrada seguida assim, hehe. Escolhemos fazer uma parada em Valdivia para passear, descansar e almoçar. Foi ótimo, porque a cidade é bem legal, o dia estava lindo e é uma das maiores do Chile.


De lá, pegamos a estrada de novo por volta das 14h30 e chegamos na região de Malalcahuello por volta das 17h. Aproveitamos que o dia estava claro ainda e já fizemos o passeio até o vulcão Corralco e ainda vimos o pôr-do-sol de lá, em meio a vulcões. Excepcional!

DIA 14 – MALALCAHUELLO

Neste dia optamos por dormir até mais tarde e almoçar no apartamento mesmo, pra economizar um pouco. Tinhamos a opção de visitar 2 parques, o Malalcahuello e o Conguillio, mas as trilhas do primeiro eram muito pesadas e longas, e o segundo era mais afastado e nos disseram que talvez nem valesse muito a pena.


Por este motivo optamos por descansar e ir a tarde para Lonquimay passando pela serra. Foi muito lindo, tranquilo e um dia econômico. Não dá para visitar as 3 coisas no mesmo dia. Lonquimay e os parques. Tem que escolher mesmo, tá? Se quiser muito fazer as trilhas longas do Parque Malalcahuello, você precisa adicionar 1 dia a mais na viagem.


DIA 15 – TERMAS DE MALLECO

Penúltimo dia de viagem, subimos mais um pouco e fomos para as Termas de Malleco, um hotel all inclusive que você também pode só pagar o day use. Malleco é o nome da região, e ali também tem o Parque Tolhuaca para visitar.


Além disso, não há muito o que fazer ali, o que muitos chilenos fazem é ir curtir as termas mesmo. Lá tem 3 áreas de piscinas termais com águas naturais de temperaturas a base dos 37-39º. Também tem um gêiser próprio com visita guiada gratuita.

Foi um dia bem relax, pois fizemos só a trilha simples do parque Tolhuaca, que dura cerca de 1h só. Tem uma outra muito mais extensa e avançada. Para essa já precisa de 4-5h, pois é bem ingrime.


DIA 16 – ESTRADA, VINÍCOLA E SANTIAGO

Último dia de estrada!! De Malleco até Santiago são mais ou menos 5h30 de viagem, e optamos por sair bem cedinho e parar para almoçar na Vinícola San Pedro, mesmo que as 15h, haha!


Chegamos tarde, mas valeu, poque foi o almoço mais lindo, no dia mais lindo, com o melhor vinho e fechou a viagem com chave de ouro. Este dia foi total de “apoio”, tipo, não fizemos nada além da vinícola, só retornamos pra Santiago. Chegamos por volta das 18h e do apê só saímos comprar comida pra cozinhar em casa, pois estávamos cansados do dia todo na estrada.

DIA 17 – SANTIAGO

Neste dia optamos por acordar mais tarde e arrumar as malas (entenda como: tentar fazer caber tudo). Nosso voo saía à 00h30, então saindo do apê, não teríamos mais como descansar e tal. Então arrumamos tudo, dormimos mais, almoçamos no apê pra economizar e de lá fomos pro Cerro San Cristobal. Ficamos um bom tempo lá.


Tentamos visitar um outro museu, mas nesse dia ele estava fechado. Demos mais um rolê no Patio Bellavista e por volta das 18h30 seguimos pro aeroporto devolver o carro tranquilo, não se preocupar com o trânsito e jantar lá mesmo.


Esse foi nosso roteiro no Chile! Ainda deixei sinalizado em alguns lugares onde seria legal deixar 1 ou 2 dias a mais, e opções além das que fizemos nesta viagem em específico. O Chile tem MUITA coisa legal, muitas vinícolas, muitos parques e trilhas, mas pra fazer tudo – ou quase – precisa de mais dias. Algumas trilhas são de 2 ou 3 dias! Só uma trilha! Sem contar que depois disso precisa de um descanso, né? Não vou dizer que é impossível, mas com certeza bem cansativo, e uma viagem consideravelmente mais longa.


Espero ter ajudado vocês a planejarem uma viagem por lá além dos clássicos Santiago, Viña Del Mar, Valparaíso e Atacama! Se for, me conta depois o que fez e o que achou da viagem pelo Chile. Beijo e boa viagem! =D

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page