finestrino
Palazzo Pitti, um museu incrível para visitar em Firenze
Se tem uma coisa mágica que a Europa tem são os castelos e os palácios né? Tá que esse que vamos falar hoje nem é assim tão monumental como muitos outros, incluindo o Castelo de Neuschwanstein, mas ultra histórico, ele é digno de visita!
É o Palazzo Pitti em Firenze, na Toscana. É uma construção Renascentista que dá um toque especial à cidade que já é linda por si só. Ele fica bem pertinho da Ponte Vecchio – aquela bem famosa que tem as lojas de jóias em toda sua extensão – e é só atravessar a ponte e caminhar uns 5 minutos.

O Palácio é do século XVII e era a residência urbana do bancário florentino, Luca Pitti. Em 1539 foi comprado pela família Médici e já alojou até a família Bonaparte e a família Saboia. É… até que é um palácio importante né?
Hoje em dia é um dos maiores museus de Firenze e tem “apenas” 32 mil metros quadrados. São várias galerias, salas e exposições que acontecem lá dentro, sem contar o jardim absurdo que começa no pátio central e vai atééé os fundos da propriedade.
O interior do Palácio é divido em Galeria Palatina, no primeiro andar e com mais de 500 obras importantíssimas da cultura renascentista; os Apartamentos Reais, que são 14 salas usadas pelos Médici; Galeria de Arte Moderna; Museu da Prata – esse achei meio fraco, confesso -; Museu da Porcelana; Museu do Traje, que não tem taaaanta coisa assim, mas as salas são maravilhosaaaaas… mas não pode tirar foto, e Museu dos Coches, com carruagens que a gente só vê em filme!
A entrada custa 8,50 euro e tem meia entrada para estudantes. Quando eu estive lá, estudante nem pagava, fui bem feliz. Mas ok, 4 euro não é tão caro assim, né?
Aliás, depois de subir todo o jardim (sim, subir!) você vai encontrar uma vista super bonita pra terminar bem o passeio.