top of page
  • Foto do escritorfinestrino

O que fazer em Rio Branco

Ok, agora que sabemos que o Acre existe, vamos falar do que tem pra fazer lá. O estado é bem “roots”, tem muita floresta e vários passeios de aventura. Eu não fiz nenhum deles, há. Fiquei pouco tempo, choveu muito, as coisas são afastadas e eu ainda decepei meu dedo legal. (ficou cicatriz, tô triste)


Então fiquei pela capital mesmo e foi bem legal. Rio Branco não tem aquela infinidade absurda de museus, nem shoppings, esqueça. Mas tem espaços legais de conhecer e eles amam muito a história e cultura deles. Sem contar que as pessoas lá são muito receptivas, te tratam super bem e as visitas guiadas são todas gratuitas.

Separei algumas coisas pra fazer em Rio Branco, vem!


Palácio Rio Branco

Olha, algumas coisas me surpreenderam em Rio branco. Uma das primeiras coisas que visitei por lá foi o Palácio Rio Branco, que é o Palácio do Governo mesmo. É lindíssimo de fora e por dentro também. Ele é de 1930 e ainda é usado para algumas reuniões e tal (não é usado todo dia).

Lá dentro é possível fazer visita guiada e gratuita, aprendendo mais sobre todo o local e história. A coisa chata é que não pode fotografar lá dentro, só a entrada com o lustre boniteza aqui debaixo. É bem bacana fazer a visita.


Mercado Velho

Esse é um mercado de artesanato e de comidinhas. Ele não é monstruosamente grande, mas tem bons lugares pra comer comida local e bastante opção para comprar souvenir e coisas indígenas. Ele fica de frente pro rio Acre e do outro lado dá pra ver a Gameleira, uma parte bem histórica da cidade.


Parte Histórica – Gameleira

Aí ó, a Gameleira. Um calçadão gostoso de passear, cheio de prédios históricos – alguns meio abandonados – bonitinhos e coloridinhos. A maioria são prédios privados, não tem nada de tour por eles.


É ali também que fica a árvore centenária que dá nome ao calçadão (foto debaixo). Ela é bem grande e me surpreende que nunca tenha caído com todas as enchentes que acontecem ali.

Quem quiser pode passear de dia e de noite ali, sempre movimentada.


Parque Chico Mendes

Esse foi, na verdade, o primeiro passeio que eu fiz. É um parque/zoológico em uma área reservada do Instituto Chico Mendes. Chovia tanto nessa primeira manhã de passeios, que não rolou tirar fotos. Primeiro por causa da câmera, segundo porque precisava segurar o guarda-chuva e terceiro porque precisava cuidar pra não cair e tirar o chinelo da areia molhada, haha.


O espaço é bem legal, muito verde e a entrada é gratuita. Tem vários bichinhos fofos, mas não é uma quantidade absurda. Passeio gostoso pra fazer de tarde, e de preferência com sol!


Biblioteca da Floresta

Esse lugar achei bem legal também. É um museu bacana e gratuito, também com visita guiada, que é sempre mais legal. O que gostei lá é que tem réplicas de casas da época da borracha 100% como eram, com tudo que uma casa tem.

Além disso tem algumas coisas das tribos indígenas da região. Tem até uma canoa enorme e original, bacanérrima!

Em um dia em Rio Branco você consegue ver tudo e visitar os parques da capital. Claro, se chover, pode miar seu passeio, principalmente a visita ao parque Chico Mendes.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page