top of page
  • Foto do escritorfinestrino

O que fazer em Manaus: nadar com o boto cor de rosa

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Como se já não bastasse em um único dia visitar o Museu do Seringal e aprender a fazer borracha e a visita à tribo indígena, ainda tivemos a parada para nadar com o boto cor de rosa, típico da região e lenda brasileira. Se esse dia não foi o melhor da vida, eu não sei o que foi.


Saindo da tribo, a gente fez uma paradinha pro almoço na vila de São Thomé à margem do Rio Negro e depois seguimos para o lago Acajatuba para nadar com os botos. O local é uma casa flutuante e em uma das pontas tem tipo um deck submerso. Isso porque o Rio Negro é absurdamente fundo, então é melhor prevenir.


Começa que a água é uma delícia, ok? Morninha, muito agradável. A coisa é que você não vê um palmo abaixo, é bem negro mesmo. Ali ficam alguns instrutores que te ajudam a descer para ficar no deck. A água vem mais ou menos no tórax assim, bem tranquilo. Só tem que ficar atento com o limite do deck pra não “cair” ali. Também ninguém vai morrer né, é só um susto mesmo.



Ali os instrutores chamam os botos com peixes, comidinha. Quando eles vem perto para pegar a comida, o instrutor segura sua mão e leva até o boto, pra gente passar a mão. Que-sensação! O boto cor de rosa é sim bem cor de rosa mesmo, é dócil e tem uma pele muito molinha (todos devem ter né, mas só passei a mão no rosa haha).


Aliás, antes de entrar na água eles pedem que a gente tire todo e qualquer creme do corpo. Protetor, repelente… essas coisas poluem um pouco a água e como passamos a mão no boto, é melhor evitar que eles tenham contato com esses produtos.

A gente ficou muito tempo lá, foi lindo. Dá pra tirar foto a vontade, a coisa é que é difícil conseguir pegar o boto bem na hora que ele pula ou sobe.

É a coisa mais linda, e os botos ficam livres no Rio Negro, não é cativeiro. Até por isso as vezes eles demoram pra vir e não tem uma quantidade exata de botos. Pode ser que seja só um ou sei lá, 8. Não precisa ficar com medo, eles não atacam e o passeio não é corrido do tipo “meu deus não vai dar tempo de eu conseguir passar a mão”.


Essa parada para nadar com o boto cor de rosa foi a última do passeio Belezas do Rio Negro que fizemos com a Amazon Explorers. Nesse dia você faz 7h de passeio, tudo em lancha e estão inclusas a visita ao museu do seringal, à tribo indígena, à vila de São Thomé com almoço, essa visita dos botos e todo o traslado. Vale a pena? Absolutamente!!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page