Aí que em uma viagem de carro/ônibus é interessante aproveitar a deixa e fazer várias paradas estratégicas. Não só pra comer, banheiro e descansar, mas pra aproveitar alguns pontos interessantes e que se estivéssemos de avião, jamais conheceríamos. Esse é o caso da nossa parada em um Kervansaray. Nome difícil, mas diz a lenda que se conseguir repetir 15x sem errar, ganha uma passagem pra Turquia. (brinks)
Esse lugar era basicamente o pit stop dos peregrinos e viajantes lá do tempo do epa. Viu só? Todo mundo precisa parar em viagens de estrada. Ali eles pagavam pra dormir a noite, deixar o cavalo descansar, fazer as preces e retomar as energias. Em todo território turco tem desses, espalhados por vários trajetos muito movimentados.
Os “quartos” são apenas caixas peladas, sem nada. Espaço pra por um vinho e estábulos bem simples também.
A visita é meio solitária porque não tem movimento nesse lugar. Apesar de que precisa pagar 10 liras pra entrar, ele parece estar abandonado. Até bateu medinho de ficar nesses quartos escuros e fechados.
Ainda assim, foi uma parada bem interessante e inesperada da viagem. Tínhamos tempo, paramos pra tomar um chá, comer alguma coisinha, fazer umas fotos desse ponto histórico e seguir adiante.
Comments