top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Dicas da Capadocia: o que você precisa saber antes de ir

Assim como fiz um post prático geral sobre a Turquia, acho digno fazer um semelhante só sobre a Capadócia, afinal, tinha um monte de coisas sobre lá que eu não sabia e que ninguém me contou.


A Capadócia não é UMA cidade, é uma região toda e cheia de pequenas cidades. São várias cidades próximas e não importa exatamente onde você se hospeda, pois tudo lá é um pouco afastado e os parques também. Uma cidade que achei bonitinha e movimentada foi Goreme. Lá tem um centrinho bem bacana, cheio de lojinhas e restaurantes.


A zona administrativa, e a cidade mais importante é Kayseri. Ah, e se prepara, que os nomes dessas cidades são todos difíceis de pronunciar.



Como chegar

Para chegar na Capadócia, tem aeroporto sim. São dois aeroportos na região, e da cidade principal ficam, um a 40 minutos de distância e o outro a 1h10. Meio longe e de qualquer forma você vai precisar alugar um carro. Então, dependendo do preço da passagem, essa pode não ser uma opção.


Partindo de Istambul, a viagem de avião dura 1h15. De carro/ônibus demora mais. Nós fomos de van, e aproveitamos no caminho e paramos para visitar Ankara e o Mausoléu de Ataturk. Demorou bastante e com a parada foi bem umas 10h. A viagem é tranquila e de carro e sem parada será bem mais rápida, com certeza.


Clima

Aqui é 8 ou 80, como comentei no post geral da Turquia. Eu achei a região bem mais fria que Istambul, um ar gelado. Porém, todos os passeios são ao ar livre e com o sol que pegamos, ficou até quente caminhar por lá. Como tem bastante subida e descida, rola um calorzinho.


Da mesma forma, imagine que no calor, aquilo fica insuportável. Não tem quase nada de árvores para fazer sombra, poucas brisas e um solo que parece que estamos em outro planeta. Pra quem vai no verão, prepare-se e leve bastante água e roupas leves. Você vai suar!


Lingua

Aqui também falam muito português, até mais que em Istambul eu acho. Lembram da novela Salve Jorge? Pois então, foi rodada lá e muita gente fala português e ama os artistas, Inclusive você verá fotos do povo com os globais em tudo que é canto.


Como se locomover

Como falei no começo do post, lá é tudo afastado. É uma região curiosíssima, as cidades são pequenas e os grandes parques não são centrais, são todos afastados.


De carro você pode levar entre 15 e 30 minutos pra chegar aqui e ali. Até dá pra ir a pé pros lugares, porém não recomendo. São estradas, não tem nada no caminho e convenhamos, ninguém precisa ser tão fitness assim nas férias, né?


Pra quem está fazendo tudo sozinho, alugue um carro. Pra quem não quer dirigir por lá e não quer se preocupar com isso, pode contratar uma das zilhões de empresas turísticas e ir tranquilo.


Metrô? Não. Ônibus de linha, também não. Vai por mim, contrata algum local e seja feliz.


Balão

Ahhh que delícia, que passeio incrível, famoso, indispensável e caro! Pois é, não adianta, é caro mesmo. Com a variação do euro, fica mais difícil precisar os valores, mas giram em torno de 150-175 euros por pessoa.


Tem várias empresas fazendo e, consequentemente, tem vários preços e pacotes pra fazer. O mais básico te busca no hotel por volta das 4/5h da manhã, dá um café da manhã, faz o passeio por 1h, dá um champagne comemorativo no final e te devolve no hotel por volta das 9h.


O passeio não vai atrapalhar o resto da programação do seu dia, fique tranquilo. Outra coisa pra ficar despreocupado é saber que quem controla a subida dos balões é o Governo. Se tiver um ventinho, não liberam. É bem seguro sim! Tão seguro que nós não pudemos voar porque estava ventando. Chato né? Mas, fazer o quê!? Paciência.


A boa coisa foi que, contratamos uma empresa daqui para garantir vaga com ela (sim, esse passeio é bem concorrido e as empresas melhores são bem procuradas) e pagamos 50% antecipado via PayPal. Tudo certo, tudo acertado e com a não saída do balão, no mesmo dia o dinheiro foi devolvido em nossas contas.


Quando for contratar alguma empresa, leia com atenção ao contrato e se eles ressarcem caso o balão não possa sair. Tem algumas que não devolvem o dinheiro, hein?


O que esperar

Pode esperar tudo aquilo que te falam de lá mesmo: é incrível. Um lugar totalmente diferente, uma visita inexplicável, uma natureza diferente e mesmo eu tentando ao máximo contar e ilustrar como é, você vai chegar lá e vai ser totalmente diferente do que imaginou!











Todos os passeios valem a pena e pra completar, é um ótimo lugar para comprar coisas bacanas e bem típicas. Mais pra frente falo sobre isso mais a fundo. Uma coisa é certa: Capadócia é demais!!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page