top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Como são as ruínas de Pompeia

Atualizado: 6 de jul. de 2020

Um passeio vulcânico bacana e indispensável na Itália e não muito caro pra quem já está passeando pro lá, é visitar o sítio arqueológico de Pompeia, pertinho de Napoli. Caso você não saiba, em 79 AC o Vesúvio entrou em erupção monstruosamente e soterrou duas cidades próximas, Pompeia e Herculano, em metros e metros de lava, cinzas e pedras.

Para chegar até lá é preciso ir até Napoli (caminho mais fácil), de trem ou avião, e de lá pegar mais um trem, na Stazione Centrale.

Pela companhia Circumvesuviana existe uma opção direta pra lá, a Napoli-Sorrento, com parada em Pompei Scavi – Villa dei Misteri. É possível ir com outras linhas, mas com essa você para bem perto das entradas do sítio, com outras é preciso trocar de meio de transporte. Os trens partem a cada dez, quinze minutinhos, bem tranquilo, e a tarifa é de uns 3 euros.


Agora a parte ruim, o sul da Italia é uma baderna sem fim, as estações são uma loucura e a de Napoli não é exceção. É um caos! Se você estiver com malas, mochilas, mais um problema. Em boa parte da Europa é tranquilo e barato deixá-las nas estações, em maleiros organizadinhos. Ali, não acho muito recomendável. São 4 euros por mala nas primeiras 5 horas, 60 centesimi/hora cada hora adicional até a 12° hora. Seja como for, deixe-as em Napoli. Em Pompeia é mais chato ainda para guardar bagagem.


Tirando isso, é um passeio barato. O ingresso para um centro de escavações custa cerca de 15 euros, válido por um dia, ou você pode comprar o pacotão para os cinco sítios da região, por 18 euros, válido para três dias (mais infos no site do parque). Mas olha, tem que gostar muito de arqueologia para ir em todos… eu fui só no de Pompeia e já é bem cansativo, o lugar é enooooorme.

Dica: se você for no verão, leve sombrinha, protetor solar e água, muita água. Lá é super quente, abafado e quase não tem sombras. E só tem lugar para comprar água e comida nas extremidades do parque, então até achar uma barraquinha com água você já está mais do que passando mal!

Quem gosta de história fica tonto de tanta informação. Um fato que sempre repetem quando falam dessa erupção do Vesúvio é que a lava moldou os corpos de algumas pessoas e os conservou na posição em que morreram, e os arqueólogos conseguiram reproduzir estátuas a partir disso. É um pouco macabro, mas todo mundo procura essas estatuas durante a visita. Elas ficam meio escondidas, em um dos jardins perto do anfiteatro das fotos acima, na parte de baixo do sitio arqueológico.

O que eu não imaginava de forma alguma quando cheguei no parque era o tamanho da cidade e a distância do Vesúvio pra cidade. Foram 2 coisas que me surpreenderam bastante. Eu realmente achava que o vulcão era mais próximo, quase do lado mesmo e, na verdade, você tem até que dar uma forçadinha na vista para enxergá-lo dependendo do clima.


Já a cidade, eu achava que era um passeio até que rápido, que era como uma vila mesmo. Desinformação minha total, porque na verdade ela é gigantesca! Ficamos o dia inteirinho lá e não deu pra ver tudo mesmo! E olha que andamos muito, pra tentar ver o máximo. Minha dica é: já vai sabendo que você vai visitar uma parte de Pompéia só, porque percorrer tudo é praticamente impossível!!


Mesmo assim, foi uma visita espetacular. Algo histórico e que nunca imaginei que veria na vida. É lindo e muito triste ao mesmo tempo. É lindo ver e saber mais da cultura local, ver as pinturas, as construções, o estilo de vida da época. E também é muito triste ver que uma cidade magnífica como aquela foi destruída em horas. Vale cada centavo do ingresso e traslado, pode reservar 1 dia completo da sua viagem ao sul da Itália só pra Pompéia, ok?

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page