top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Como são as estradas na Turquia

Nessa viagem pra Turquia rodamos mais de 3 mil quilômetros, tudo de ônibus e pudemos ver bem como são as estradas na Turquia. Dá pra fazer vários trechos de avião sim, mas além de mais caro, tem toda a função aeroporto e nem sempre dá pra chegar na hora que queremos.


Pegamos trechos bem longos, sendo o mais curto de 3h. O bom é que mesmo indo de Istambul para a Capadócia, por exemplo, fizemos uma parada no meio para visitar Ankara. E isso se estendeu em toda a viagem.


As estradas são muito boas. Não são cheias, são bem cuidadas e é tudo bem seguro. Não sei, a gente fica com uma ideia ruim de “pegar a estrada”, fica com aquele receio de acidente, de asfalto velho, de pedágio caro, de movimentão… mas nem todas as estradas do mundo são assim né? Nem todas são trechos tipo “indo pra praia no ano novo”, que ninguém chega a lugar nenhum.


Nós estávamos em um pacotão turístico, e tínhamos motorista pra fazer tudo, o que facilita muito, porque dessa forma todo mundo do grupo pode dormir e descansar. E também isso foi bom porque pegamos muita neve no caminho! Imagina, sem nenhuma experiência com a estrada assim, e dirigir 3 mil quilômetros? Tenso.


Aliás, não achei que fosse ver tanta neve assim por lá. Sabia que nevava, mas não até cobrir um carro inteiro e ficar só com o teto a vista. Sim, vimos isso. Mas posa, o visú ficou lindo:


Também saímos muitas vezes bem cedo, sempre em torno de 6h-7h da manhã e dava pra ver o nascer do sol quase todos os dias. Lindo demais!


Um outro dia, estávamos em um trajeto que não me lembro qual agora, e o guia disse que estava preocupado na noite anterior porque essa mesma estrada estava fechada pela neve. Mas eles estão muito preparados pra isso e quando passamos estava tudo limpo e liberado, bem seguro para todos.


No geral, pode ficar bem tranquilo com as estradas na Turquia e ir com fé. É tranquilo, tem pouco pedágio, não vi grandes congestionamentos e achei tudo muito seguro. Só vê se não dorme muito, hein, a paisagem vale a pena!


205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page