top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Como ir do aeroporto ao centro de Roma

Atualizado: 6 de jul. de 2020

Roma é uma das cidades mais movimentadas e turísticas do mundo, e até por este motivo há (ainda bem) muitas opções para de como ir do aeroporto ao centro de Roma e vice versa.


A cidade tem dois aeroportos, o Fiumicino que é mais afastado, maior e que recebe os voos intercontinentais; e o Ciampino, um pouco mais próximo do centro e que recebe os voos low cost e alguns internacionais. Para chegar e sair deles há várias opções: táxi, ônibus e trens.

Fiumicino

É provavelmente o aeroporto que você vai chegar e sair, então é bom saber que ele é enorme e italiano, ou seja, é meio bagunçado/confuso.


Como é maior, fica mais afastado, e a viagem de ônibus pode levar mais de 1h. (dica: fique bem atento ao horário!).

Para ir/voltar de trem são duas opções:

– Leonardo Express: leva 31 minutos, saídas a cada meia hora e custa 14 euros (trecho). É a forma mais rápida de chegar à estação central. É um trem direto entre os dois pontos. Este trem tem uma plataforma especial (29) só dele na Estação, é a última do lado direito, bem lá trás e escondida!

– Treno Regionali Linea FL1: este trem para em outras estações como a Tiburtina, e tem saída a cada 15 minutos. É mais barato, 11 euros (trecho) e vai demorar um pouco mais para chegar na estação central.

Com ônibus são várias empresas operando e os preços variam pouco entre elas, entre 6 e 8 euros o trecho, com pequeno desconto para compra de bilhetes de ida e volta. Aqui o relevante é o horário de saída que você precisa.

Todas as empresas tem trajeto direto aeroporto-termini (estação central):

– Empresa Terravision: quando estive em Roma usei o serviço deles. Paguei 6 euros para ir até o aeroporto e se comprar online, o preço é de 4 euros. Ida e volta a tarifa é de 11 euros. O ônibus é bom, a loja deles é confortável e tem até um café disponível, mas os funcionários são péssimos! Grosseiros de uma forma inacreditável. Em 30 minutos que fiquei esperando a saída, todos (to-dos) os clientes reclamaram da atendente que vendia os bilhetes, e na entrada do ônibus o funcionário também foi bastante estúpido.

Lá você pode comprar o bilhete antes e quando for usar precisa ir ao balcão para validá-lo. Compra-se já no horário certo, pois tem muito movimento e não dá pra ir quando bem entender. Aqui tem o painel com os horários. No aeroporto, eles ficam no terminal 3.


– Empresa Bus Shuttle: Essa empresa é mais barata, o bilhete custa 5 euros o trecho. Eles tem outras paradas como a própria cidade de Fiumicino, mas o transporte é o mesmo da Terravision. Chegadas e saídas no terminal 3.

– Empresa Tam Bus: essa também custa 4 euros o trecho Fiumicino-Termini e dá para comprar online no site. Também ficam no terminal 3 do aeroporto.

– Ônibus de linha: é possível ainda pegar um ônibus regular da cidade em frente ao terminal


2. Esse faz as seguintes paradas: Piazza dei Cinquecento, Roma Tiburtina, Estação Cornelia da linha A do metrô e Estação Eur Magliana da linha B do metrô. Atenção que este não para na estação Termini!! O bilhete é o regular do sistema de transporte público, compra-se em tabacarias ou nas máquinas regulares.

Ainda tem a opção de pegar um táxi. Os preços vão de 45 a 120 euros, dependendo de onde é sua parada. Se estiver em 3 pessoas em um trajeto curto, sua passagem ainda sai mais cara do que pegar o trem que citei acima. Táxis definitivamente não valem a pena!


Ciampino

Ciampino está mais pertinho, e para chegar lá de trem não vale muito a pena. A estação mais próxima do aeroporto é a estação da cidade, e para isso é preciso pegar um ônibus (que passa a cada 30 minutos e leva 5 minutos para chegar) até esta estação e de lá pegar o trem para Roma. Não vale a pena o trabalho! De qualquer forma, esse bilhete custa 1 euro.


Há uma opção de linha metropolitana que leva de Ciampino a Termini em 15 minutos. Para os ônibus, são as mesmas empresas que citei acima e ainda a Atral de transporte público. Na Terravision e na Bus Shuttle o valor também é de 4 euros. A Tam Bus não faz esse trajeto.


Entre um aeroporto e outro, o táxi fica em 50 euros. De Ciampino ao centro de Roma baixa para 30 euros o trecho.


Os aeroportos de Roma são super bem servidos de transporte e tem em diversos horários. As tarifas de trem/ônibus valem a pena e é fácil pegá-los, esqueça o táxi!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page