top of page
  • Foto do escritorfinestrino

Chaminés de Fadas e o Vale de Dervent na Capadócia

A Capadócia é demais mesmo, a região tem uma formação muito particular encontrada em alguns lugares do mundo, ela é cheia de mini “castelos de pedra”, chamadas chaminés de fadas. Porquê desse nome em específico, eu não sei, mas achei engraçadinho. Na real mesmo, eles parecem outra coisa, mas deixo isso a cargo de sua imaginação, hehehe.



A explicação deles é a seguinte: grandes colunas naturais em forma cónica que sustêm no seu topo um bloco de rocha maior, que funciona como protector da erosão até que, com o continuar da erosão, não seja mais possível sustentar esse bloco. Formam-se a partir da ação erosiva das águas fortes, muitas vezes de origem glaciária, podendo atingir alturas de 40 metros. (fonte: Wikipedia)


São muito legais e em alguns parques – quase todos – dá pra ficar bem pertinho dessas formações. Assim como as cidade subterrâneas que são escavadas nesse terreno molinho, tem várias igrejas também feitas nesse tipo de pedra, e é tudo visitável.


Um dos parques que visitamos é o Vale de Dervent. Lá dá pra visitar algumas igrejas e casas antigas, escavadas nessas rochas. Esse foi um dos primeiros lugares a ser habitados e o último a ser abandonado pela população.



As chaminés de fadas estão por todo canto, formam lindas paisagens e as fotos ficam de babar. Não tem como não curtir!



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page