• finestrino

As cidades subterrâneas na Capadócia

Na Capadócia tem muita coisa legal pra visitar, muita coisa diferente e que não tem em lugar nenhum no mundo. Além das formações rochosas únicas e que vou falar no próximo post, tem mais de 100 cidades subterrâneas na Capadócia! Isso aí, cidades embaixo da terra.


Antigamente, com as 1001 guerras e perseguições que aquela terra sediou, os habitantes precisavam se esconder de alguma forma, e como as rochas lá são vulcânicas e bem molinhas pra escavar, a saída foi ir pra baixo.



Como falei, são cerca de 150 cidades como essa que visitamos e ainda, uma semana antes da nossa ida pra lá, os turcos descobriram mais uma, a maior de todas inclusive! E tenho certeza que você está pensando que são mini cidades e que não cabia muita gente e tal. Bem… bem errado isso. Essas cidades abrigavam até 20 mil pessoas. VINTE MIL.


E é tudo dividido em diversos andares pra baixo do solo, até 20 níveis pra baixo. Claro que não é nada muito sofisticado, afinal de contas, estamos falando de uma época antes de Cristo aqui, entre 9 e 4 mil anos a.C.


Hoje são apenas buracos interligados por mini corredores, bem estreitos e baixos. As entradas desses túneis tem pedras enormes e redondas e isso serve pra fechar os inimigos lá dentro. Como os túneis são pequenos, ninguém fica de pé ali, não pode atirar com arco e flecha e nem empunhar espada. Estratégias, meu bem.



Lá dentro é possível fazer um tour simples, não dá pra ir até o fundo de tudo, mas dá pra ver onde eles dormiam, onde faziam a capela, onde cozinhavam, onde guardavam o vinho e etc. É um passeio completamente incrível e cheio de história e curiosidades.


Pra quem tem claustrofobia, eu não recomendo a entrada. Mesmo pra quem não tem, a descida pode ser puxada. Os túneis são labirintos e tem uns ultra pequenos mesmo.

Nós fomos em uma que fica na cidade de Goreme e pra entrar é preciso pagar 10 liras.


Quem estiver pela região, as cidades subterrâneas na Capadócia são um passeio que recomendo muito, porque é muito interessante e diferente. O passeio não é muito demorado, se não estiver muito cheio na entrada, a visita dura uns 40 minutos. Bora entrar na terra?

0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle