Alberobello fica pertinho de Bari, o bilhete de trem custa algo em torno de 5 euros e a viagem é de 1h mais ou menos. Na verdade nunca tinha nem ouvido falar desse lugar, mas quando comentei com um amigo italiano que ia para sua “terra natal”, a Puglia, a primeira coisa que disse foi: não deixe de ir até Alberobello. Ok então. Passei um dia em Bari e no dia seguinte fomos para lá.
Surpresa muito agradável! Apesar de meio que não ter nada para ver lá, como museus, megas lojas legais e tal… tem simplesmente toda a cidade antiga! Aposto que já pensou naqueles prédios italianos antigos lindos, tipo Coliseu e blábláblá, né? NADA disso.
O negócio lá são os Trulli, construções de telhado em formato de cone, características da região, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uow! O início dessas construções datam de 1500!
Cada casa tem um símbolo religioso/místico. Cada um tem seu significado e é uma cultura muito antiga:
E o mais legal é que em várias lojinhas dá pra entrar e subir nos telhados, tirar foto e tudo o mais. Tem que cuidar pra não bater a cabeça, porque é tudo bem pequenininho!
Parada muito interessante pra fazer quando estiver no lado do salto da bota. Você pode reservar uma manhã ou uma tarde por lá. Saindo de Bari é o mais pertinho, mas de repente, dá pra ir de Lecce, porém o trajeto já é bem mais longo.
Comments