top of page
  • Foto do escritorfinestrino

A casa de Virgem Maria na Turquia

Pois é, aposto que você achou estranho o título desse post, certo? Por que eu estou falando da casa da Virgem Maria se estou no meio de postagens da Turquia? A gente esquece que a Turquia foi palco pra muita coisa da História antiga.


Enquanto visitávamos Pamukkale e região, uma das paradas foi a casa da Virgem Maria. A coisa é que, depois da morte de Cristo, Maria precisou ficar refugiada e escondida, e o local escolhido para isso foi o monte Koressos, super escondido e próximo a Éfeso.


Durante milhares de anos os pesquisadores procuraram essa casa e nunca encontravam (era bem escondida mesmo!), até que uma freira sonhou com o tal lugar e finalmente resolveram procurar ali, isso no século XIX. E ali estava. Se é verdade ou lenda, eu não sei, mas o fato é que encontraram a casinha.


Ela é muito simples, tem os cômodos básicos pra viver e uma vista incrível lá de cima. Hoje em dia virou um santuário católico e muçulmano, mesmo que a igreja católica não tenha autenticado o fato por falta de evidências. Claro, mesmo assim tem muitos peregrinos visitando o local.


O templo que hoje fica ali não é muito grande, é uma capela simples e não cabe muita gente. A construção da casa e as pedras são da era apostólica.


Do lado de fora, na parte debaixo, tem o Muro dos Pedidos, onde as pessoas deixam seus pedidos em pequenos bilhetes. Ao lado disso tem uma pequena fonte de água benta (?) que as pessoas usam pra se benzer, levam em frascos pra casa e etc.


A visita é interessante, principalmente se você é praticante do catolicismo. Os visitantes pagam entrada no complexo e os veículos também, cerca de 25 liras (meio carinho). Também tem várias lojinhas com imagens da Virgem, bem como frasquinhos com a água da fonte que citei acima.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page