• finestrino

10 motivos para ir a Veneza

Atualizado: Jul 6

Eu sei que não preciso de muitos motivos para te convencer a ir a Veneza. Eu sei que Veneza é Veneza e já basta por si só. Porém, assim como eu não sou fã de Paris, talvez alguém não seja fã de Veneza e não tenha vontade de ir até lá. É por essas e outras que vim escrever este post, porque Veneza merece – e muito! – ser visitada, nem que seja por 1 dia.


01 Labirinto

Na minha opinião, não existe nenhuma cidade no mundo que seja como Veneza. Uns dizem que Bangkok é a Veneza asiática, mas me desculpem, não é. O que deixa a cidade única são as mil e uma ruelas, nem sempre identificadas e que te levam para lugares que você só vai descobrir quando chegar. Essa é a grande beleza da cidade, não ter a menor ideia de como ir e mesmo assim chegar onde quer.


É um grande labirinto onde não entram carros, então você pode andar tranquilo pelas ruas. Nem adianta levar mapa, não vai adiantar muito, afinal, Veneza é um grande e enorme labirinto cheio de canais e italianos malucos pelo meio.


02 Está afundando

Parece até um motivo para não ir, um motivo triste, mas não é. Ok, é claro que é triste saber que uma cidade linda como Veneza será engolida pela água… mas se eu contar pra vocês que achei o-máximo ver isso acontecendo, vocês vão me julgar muito?


É muito curioso ver isso, ver os degraus embaixo d’água e ficar pensando que há muitos anos atrás aquela mesma calçada era bem diferente do que é hoje. É estranho e difícil de imaginar que ela esteja de fato afundando. Além do que é um excelente motivo pra ir até lá antes que ela desapareça de verdade. Veneza merece ser vista por todos!


03 Máscaras

Pra quem tem o menor apreço por arte, se maravilhar com as muitas opções de máscaras não é nem um pouco difícil. Eu não consigo imaginar como alguém pode não gostar delas. É uma mais linda que a outra, todas iguais porém muito diferentes. Uma arte muito interessante e em algumas lojas você pode encontrar o dono no meio do processo de criação.

Tem lojas, lojinhas e lojões… e sim, tem que entrar em mais de uma. É inevitável mesmo. Os preços variam bastante, de 15 a 300 euro.


04 Gôndolas

Eu não andei porque achei um pouco caro, mas é um dos (pra não dizer o mais) passeios mais românticos e famosos do mundo! Se for em casal de lua de mel, nem volte me dizendo que não andou ok?

É uma vista muito interessante da cidade, e ainda por cima reza a lenda que os casais que passam embaixo da Ponte dos Suspiros e se beijam, serão eternamente apaixonados. #dica


05 Piazza San Marco

Uma das praças mais famosas da Itália, cenário de muitos filmes e grande ícone da cidade. É a parte mais turística da mais turística das cidades. É nela que estão a Catedral, o Campanário, os cafés chiquérrimos… e sim, muitos pombos. Todas as indicações das placas de rua, vão indicar essa praça. Não tem como perder.


06 Fábrica de Murano

Se tem uma coisa que eu acho muito misteriosa e legal, é a fabricação de vidros. De qualquer tipo, mas esses de Murano mais ainda. Murano é o nome da pequena ilha da onde saem as incríveis peças coloridas. Assim como as máscaras, são artigos famosíssimos da cidade.


São muitas opções em quase todas as lojas da cidade. Alguns são muito caros, mas você pode comprar bijuterias com preços bem dignos. Os desenhos são muito elaborados, muito diferentes e dificilmente vai encontrar por aqui. Vale muito a pena comprar e se puder, visitar alguma das fábricas.


07 Palácios e Arquitetura

A cidade tem arquitetura bastante misturada. Prédios com muita influência oriental, janelas que lembram o Oriente por causa do formato. Lá os prédios são muito elaborados por dentro e por fora. E também muito gótico nas construções.


Além do visual externo e os passeios de gôndolas e nas lojas de máscaras, há infinitas opções de palácios antigos para visitar. Alguns precisam ser marcados com antecedência, outros são mais populares e mais fáceis de entrar. Pra quem já assistiu os filmes O Turista e Casanova, sabe do que estou falando. Aliás, a arquitetura típica da cidade chama-se patera.


08 Não tem trânsito

Tem coisa mais mágica do que isso? Nada de caos, de buzina, de poluição, de horas esperando no congestionamento, nada de italiano maluco te atropelando quando atravessa a rua…


Por outro lado tem trânsito de pessoas e em dia de chuva isso pode não ser muito bom, pois algumas ruas mal passam uma pessoa (juro), então magina uma multidão de guarda-chuva! Mas o fato de poder andar numa boa na rua e em qualquer lugar sem se preocupar, não te preço, é muito bom.


09 Hollywood

Veneza é uma das cidades mais tops e que sempre aparece em filme Hollywoodiano. E sabe o que? Como sempre filmam por lá e a cidade não é gigantesca tipo Paris, NY, Londres e Roma, a probabilidade de conseguir ver uma filmagem é bem maior. Uma vez vimos a filmagem de algum filme lá, não sei qual era e nem se era de Hollywood, mas estavam fazendo uma cena em uma gôndola e as pontes estavam lotadas de gente se apinhando para ver.


Eu diria que é um momento bem particular esse. A gente nunca acha que vai ver isso no meio do caminho. Já pensou quem estava por lá durante a gravação do filme O Turista com o Deep e a Jolie? #invejinha


10 Os italianos

Esse sempre foi e sempre será um ótimo motivo para visitar a Itália. Mamma Miaaaa! Além da cidade ser linda, ainda tem essa população para ajudar um pouco mais com todo seu charme natural. (homens E mulheres!)

0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle