• finestrino

Óbidos

Óbidos nem estava no meu roteiro, mas como resolvi pegar um tour lá em Lisboa, e essa cidade estava no meio… não ia dispensar, é claro.


Pra começo de conversa já digo que foi uma excelente escolha! A cidade é uma fofura, e na verdade é uma vila, de tão pequenininha. Fica na região de Leiria, no centro do país e tem cerca de 11 mil habitantes. O nome da cidade já diz tudo, a palavra vem de “cidade fortificada”. Só ai já dá pra entender que ela é toda cercada por uma muralha, construída pelos mouros em 1.148.

A cidade é maior do que a parte “amarulhada”, como é chamado por eles, mas a parte legal de visitar é esta antiga mesmo. Hoje em dia me parece que não moram muitas pessoas ali não, até porque não dá pra abrigar tanta gente. A área é dominada pelo comércio e turismo. Muitas lojas bacanas de artesanato, sorveterias e adegas com vinhos e muita ginja.

Quando estive lá, foi logo após Natal – Ano Novo e eles fizeram uma vila de Natal dentro do antigo castelo, com neve e uns brinquedos para as crianças. Já tinha acabado o evento e o local estava sendo desmontado, mas mesmo assim deu pra perceber o quão fofo era aquilo. Tinha castelinho, pista de patinação… um monte de coisas.


Ficamos uma tarde lá apenas, mas é mais do que suficiente, a área turística é bem pequena. As casas e todo o visual é muito bacana.

Fui em uma chocolateria lá (que dúvida que eu ia parar pra comprar chocolate) beeem top, a Chocolate Lounge. Aliás, não é só uma loja qualquer não, é o primeiro lounge de chocolates de Portugal! Fica quase ao lado do Museu Municipal e tem um restaurante escola junto.

Chocolates deliciosos, tudo super bem cuidado, embalagens lindas, mas não era muito barato não. Um bombom custava 2,80 euros, mas valeu a pena. Eles tem um de canela que meudeus, demais!


Como é Portugal, muitas igrejas em todos os cantos também. Óbidos não é diferente: na micro cidade tem umas 4 pelo menos. Pequenas lindas por dentro, com azulejos trabalhados.

Também fomos na sorveteria Gusto. Tem poucos sabores de sorvete, apesar de ser uma sorveteria, mas todos diferentes e artesanais. Dica: experimente o de ginja (meio alcoólico, não force a barra). E aí, que tal colocar Óbidos no seu roteiro? Vale muito a pena!


0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle